quarta-feira, 17 de junho de 2020

Ciências - Profª Michele


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Ciências
SÉRIE: 9º ano A
PROFESSOR: Michele
CONTEÚDO:
Estrutura da Matéria
Transformações Químicas
As cores da Luz
HORAS/AULA: 4h/a
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 25/05/2020
DATA DE ENTREGA: 29/05/2020

Caixa de texto: OBJETIVO DA AULA:
• Conceituar matéria, identificando sua composição, características e propriedades.
• Investigar as mudanças de estado físico da matéria, explicando essas transformações, seus fundamentos e efeitos relacionados, com base no modelo de constituição submicroscópica (estrutura atômica) e suas relações com a energia radiante.
• Diferenciar os diversos tipos de transformação da matéria, sabendo classificá-las adequadamente em: físicas e químicas.
• Identificar e caracterizar as diversas transformações químicas dos materiais, relacionando-as aos conceitos de variação de energia, substâncias, elemento químico, respaldados nos conhecimentos atômico/molecular e suas aplicações.
JUSTIFICATIVA:
• Uma semana para podermos diagnosticar e avaliar nosso desempenho
Roteiro para alunos que possuem não acesso à Internet e aos que possuem acesso à Internet
SEI- SEMANA ESTUDO INTENSIVO
1.    Um aluno colocou uma bandeira do Japão (um retângulo branco com um círculo vermelho ao centro) sobre uma mesa em uma pequena sala sem janelas. Em seguida, ele fechou a porta e acendeu a única fonte luminosa existente no ambiente, uma luz vermelha. Ao olhar novamente para a mesa, o estudante viu a bandeira:
a)    toda branca.
b)    com o círculo vermelho e as laterais brancas.
c)    com o círculo vermelho e as laterais pretas.
d)    toda vermelha.

2.    A equação a seguir representa a formação de ácido sulfúrico a partir de água e trióxido de enxofre.

H2O(l) + SO3(g) H2SO4(aq)

Assinale a alternativa que indica a massa de trióxido de enxofre (SO3) necessária para reagir com 18 g de água e produzir 98 g de ácido sulfúrico (H2SO4).
a)    36 g
b)    62 g
c)    80 g
d)    116 g

3.    O modelo atômico de Dalton descreve os átomos como partículas:
a)    compostas de núcleo e eletrosfera.
b)    que possuem elétrons distribuídos em níveis de energia.
c)    formadas por prótons, nêutrons e elétrons.
d)    indivisíveis.

4.    Segundo o modelo atômico de Thomson, o átomo é constituído de:
a)    cargas positivas e negativas.
b)    núcleo e eletrosfera.
c)    grandes espaços vazios.
d)    prótons, elétrons e nêutrons.

5.    Assinale a alternativa que não descreve uma característica do modelo atômico de Rutherford-Bohr.
a)    Os átomos são esferas maciças e indestrutíveis.
b)    No centro do átomo existe um núcleo pequeno e denso.
c)    O núcleo do átomo tem carga positiva.
d)    Os elétrons localizam-se ao redor do núcleo em camadas chamadas níveis de energia.

6.    Classifique cada transformação descrita a seguir como química ou física.
Os ingredientes do bolo foram misturados e levados ao forno.
_________________________________________________________________________
O sorvete derreteu. _________________________________________________________________________
O vaso quebrou. _________________________________________________________________________
O jornal chegou amassado. _________________________________________________________________________
A camiseta foi manchada pela água sanitária. _________________________________________________________________________
Indique a seqüência correta das transformações anteriores.
a)    Transformação química, Transformação física, Transformação física, Transformação física, Transformação química.
b)    Transformação química, Transformação química, Transformação química, Transformação física, Transformação física.
c)    Transformação física, Transformação física, Transformação física, Transformação química, Transformação química.
d)    Transformação química, Transformação física, Transformação química, Transformação física, Transformação química.
7.    Procure no diagrama as palavras que completam o texto. Em seguida, preencha as lacunas com as palavras encontradas.


Os materiais ________________________________________, a uma dada temperatura, possuem _____________________variável e _____________________constante.
Os líquidos mais ________________________escorrem lentamente pelas paredes dos recipientes onde estão armazenados; já os líquidos mais _____________________evaporam com facilidade.
a)    LÍQUIDOS, FORMA, VOLUME, VISCOSOS, VOLÁTEIS
b)    VOLÁTEIS, VOLUME, FORMA, LÍQUIDOS, VISCOSOS
c)    VISCOSOS, FORMA, VOLÁTEIS,LÍQUIDOS, VOLUME
d)    LÍQUIDOS, VOLUME, VISCOSOS, FORMA, VOLÁTEIS

1.    Considerando-se as transformações:
A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de calor:
https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/img/2013/06/transformacao-do-gelo-em-agua.jpg
As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em gesso macio e sujeito à erosão:
https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/img/2013/06/transformacao-do-marmore-em-gesso.jpg
Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade, transformando-se em ferrugem:
https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/img/2013/06/transformacao-do-ferro-em-ferrugem.jpg
É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como:
a)    Físico, químico, físico.
b)    Físico, químico, químico.
c)    Físico, físico, químico.
d)    Químico, químico, físico.

2.    Um pedaço de tecido vermelho, quando observado numa sala iluminada com luz azul, parece:

a)    preto
b)    branco
c)    vermelho
d)    azul

3.    Supondo que no interior de uma sala haja três objetos de cores distintas: verde, azul e vermelho. De que cor, respectivamente, veremos esses objetos se essa sala for iluminada por uma luz de cor azul?

a)    Azul, azul e roxo;
b)    Verde, azul e roxo;
c)    Preto, azul e preto;
d)    Todos azuis;



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