ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
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DISCIPLINA: Ciências |
SÉRIE: 9º ano A |
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PROFESSOR: Michele |
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CONTEÚDO: Hereditariedade/ Idéias
Evolucionistas |
HORAS/AULA: 4h/a |
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PERÍODO: DATA DE ENVIO: 27/07/2020 |
DATA DE ENTREGA: 31/07/2020 |
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OBJETIVO DA AULA: · Associar os gametas à transmissão das características hereditárias e reconhecer os princípios da hereditariedade, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. ·
Discutir as idéias de Mendel sobre fatores hereditários,
gametas, segregação e fecundação na transmissão de características
hereditárias em diferentes organismos. JUSTIFICATIVA: · Reconhecer que os gametas são as células associadas à formação de novos seres vivos através do processo de reprodução sexuada. ·
Identificar
o nível de organização e como funcionam as estruturas celulares ligadas à genética e à hereditariedade. ·
Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua
Primeira Lei. |
A Genética é responsável
pelo estudo da hereditariedade. Considera-se que essa ciência tenha iniciado
seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um monge chamado:
a) Darwin.
b) Lamarck.
c) Mendel.
d) Morgan.
(UFSCAR) Que é fenótipo?
a) É o conjunto de
características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo,
transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de
características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de
características de um indivíduo.
(ENEM) As mudanças
evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos
seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:
a) movimento de
indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade
de genes e cromossomos.
b) sobrevivência de indivíduos
portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) aparecimento, por
geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) aquisição de
características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças
ambientais.
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