quinta-feira, 14 de maio de 2020

Ciências - Profª Michele

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Ciências
SÉRIE: 9º ano A
PROFESSOR: Michele
CONTEÚDO: As cores da Luz
HORAS/AULA: 8h/a
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/05/2020
DATA DE ENTREGA: 22/05/2020

OBJETIVO DA AULA: Distinguir átomo e elementos químicos e identificar suas relações com as transformações.
JUSTIFICATIVA:  Observar em situações cotidianas onde e como ocorrem as transformações físicas e químicas, e observar a interação dos átomos entre si.


Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
2
12/05
Ø Aulas no CMSP- aplicativo ou TV 11/05 às 14h45
Ø Aulas no CMSP- aplicativo ou TV 12/05 às 14h45
2
13/05
Para iniciarmos o conteúdo sobre as cores da luz gostaria que vocês refletissem  sobre estas perguntas e anote- as em seu caderno:

a)     Por que vemos diferentes cores?
b)    Quais são as condições necessárias para a ocorrência do arco-íris?
c)     Em que situações cotidianas vocês já observaram fatos semelhantes ao arco-íris?
d)    Quais cores podem ser identificadas na formação do arco-íris?

ATIVIDADE 1: EXPERIMENTO
(Este experimento deve ser construindo, fotografado e guardado para ser apresentado quando retornarmos às aulas presenciais)

PERCEBENDO AS CORES DA LUZ
Nesta atividade propomos um experimento que evidencie as cores da luz. Converse com sua mãe/pai e /ou responsável sobre a melhor maneira de realizar a atividade e mãos à obra!
Materiais necessários:
• CD ou DVD inutilizados;
• fonte de luz (lâmpada ou LED de luz branca, lamparina);
• fita isolante;
• tesoura;
• prendedores de roupa.

Procedimentos:

1. Na borda do CD ou DVD, faça um corte de aproximadamente 1 cm, de modo que seja possível dividir as camadas do disco, separando dele a parte reflexiva, ficando apenas com a parte transparente do disco, que possui uma cor arroxeada. Tape o orifício central do disco com fita isolante ou outro material opaco. Utilize o prendedor de roupas como um cabo para segurar o disco, com se fosse o cabo de uma lupa.
Atenção! Tome cuidado para não sobrar restos de tinta reflexiva na parte transparente que será utilizada. Você pode remover essa tinta com o uso de fita adesiva, colando-a sobre a tinta e removendo-a na seqüência.

2. Em ambiente escuro, acenda a lâmpada ou lanterna e observe sua luz através do disco transparente, aproximando e afastando o disco da fonte de luz, de modo a identificar o maior número possível de cores formadas através da passagem da luz pelo disco. Durante a atividade, se possível, utilize diferentes tipos de fonte de luz e veja qual fonte forma o maior número de cores ao atravessar o disco.

No decorrer da atividade, registre as cores identificadas e as seqüências de cores observadas. Isso pode ser feito através de registros fotográficos, sem o uso do flash, ou por desenhos representativos.

2
19/05
Após o desenvolvimento da atividade, responda à seguinte pergunta em seu caderno:

a)     Por que, a partir de uma luz branca, diferentes cores surgiram?
Compare as respostas dadas sobre as cores do arco-íris registradas no início da aula e as cores observadas na atividade realizada, destacando as semelhanças observadas e a seqüência de cores.
b)    Anote em seu caderno o que o fenômeno de formação do arco-íris tem em comum com a atividade realizada, salientando o fato de a luz sofrer refração ao passar de um meio material para outro e, em função disso, se decompor em diversos feixes de luz de cores variadas.
2
20/05
Leitura de Texto

Os padrões de cores
As cores vermelho, verde e azul compõem o padrão RGB (Red, Green e Blue) e são consideradas as cores primárias da luz. A mistura de duas cores primárias resulta em uma cor secundária. No padrão RGB, as cores secundárias são o amarelo, o ciano e o magenta.
As cores vermelho, amarelo e azul compõem o padrão RYB (Red, Yellow, Blue) de cores primárias pigmentadas, que é o modelo utilizado principalmente na mistura de tintas para pinturas e artes plásticas. Atualmente, através de estudos científicos, foi comprovado que este modelo não é eficaz na composição de todas as tonalidades de cores possíveis, principalmente quando se considera as cores formadas na decomposição da luz. Devido a este fato, a moderna teoria das cores adota como cores primárias da luz o vermelho, o verde e o azul, conhecido como padrão RGB (Red, Green, Blue), e como cores secundárias o ciano, o magenta e o amarelo.
O padrão RGB é utilizado nas fontes de luz e imagens como televisores, monitores, lanternas e luminárias e também nas tintas utilizadas nas impressoras. Nas impressoras se utiliza a combinação de ciano, magenta, amarelo e preto, conhecida como sistema CMYK, com o qual é possível imprimir imagens com a maior variedade possível de tonalidades. Vale atentar também para outras formas de decomposição da luz presentes no dia a dia, como o arco-íris, resultado da decomposição da luz solar por gotículas de água, ou as diferentes cores que vemos nas manchas de óleo e nas bolhas de sabão.

(Texto adaptado de “As cores dos corpos” para o São Paulo faz Escola.
Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1883/as-cores-dos-corpos>. Acesso em: 2 dez. 2019.)

Segue em anexo para complementar esta aula o link de um vídeo, que trata exatamente o que vimos no texto, se possuir acesso à internet assista-o.


Nesta situação de aprendizagem foi possível verificar que a cor de um corpo é influenciada pela cor da luz que o ilumina. Dessa maneira, podemos diferenciar a cor-luz (radiação emitida por uma fonte de luz) da cor-pigmento (cor refletida pelos objetos, percebida pelos nossos olhos).
Retome os registros que você fez nas atividades, escreva em seu caderno um pequeno texto resumindo tudo que você aprendeu sobre as cores da luze dos objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário