ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: História
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SÉRIE: 9º ano
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PROFESSOR: Jocélia Camargo
Soares
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CONTEÚDO: Uma República em
Construção
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HORAS/AULA: 2
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PERÍODO: 29/04/2020
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DATA DE ENTREGA: 08/05/2020
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OBJETIVO DA AULA: Descrever e contextualizar os principais
aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da república
no Brasil.
JUSTIFICATIVA: Ter e
dominar os conhecimentos dos acontecimentos ocorrido na época e as suas
consequências até os dias atuais.
ATIVIDADES
1
Pesquisar a seguntes Repúblicas:
a) República liberal
b)
República positivista
c)
República jacobina
ATIVIDADES 2
Observe que, nesta imagem, o artista representou o evento que marcou a
programação da república como uma parada militar
a) É possivel identificar a presença da população civil nessa
obra?
b) O evento parece pacifico ou conflituoso?
c) Que mensagem o autor dessa obra pretendia transmitir ao
representar a passagem da monarquia para a república no Brasil?
ATIVIDADES 3
Leia
o texto e responda as questões
[...] Na doutrina do Estado soberano, pregada por Campos Sales ainda
quando deputado na Assembleia Provincial, esta
implícita a política dos governadores, ou, como queria seu fundador, por
amor à correção, a política dos estados. O sistema federativo caracteriza-se-ia
pela existência de uma dupla soberania na tríplice esfera do poder público,
explicitamente. “Neste regime, é minha convicção inabalável, a verdadeira força
política, que no apertado unitarismo do Império residia no poder central,
deslocou-se para os Estados. A política dos Estados, isto é, a política que
fortifica os vínculos de harmonia entre os Estados e a União, é, pois, na sua
essência, a política nacional. É lá, na soma dessas unidades autônomas, que se
encontra verdadeira soberania da opinião
o que pensam os Estados pensa a União.” Ora, o curso da doutrina denuncia uma
presença mais viva que o tecido abstrato das ideias: a ascendência dos Estados acarretaria, nesse
plano de somas, a hegemonia dos mais próspero e poderosos. Isto interessava a
alguns – sobre tudo a São Pauo, Minas, e Rio Grande do Sul, este como
interesses divergentes dos dois
primeiros – mas não a todos, prejudicando manifestamente aos decadentes,
sobretudo à Bahia e Pernambuco [...].
a) Quais eram alguns dos princípios defendidos por Campos Sales
para o estabelecimento a república federativa?
b) Segundo o historiador Raymundo Faoro o sistema federativo de
fato garantia a autonomia dos Estados e o equilíbrio das forças regionais?
c) Na sua opinião, os mecanismos organizados durante a
instauração da república no Brasil com a política dos governadores ainda
vigoram no país nos dias de hoje?
ATIVIDADES
4
A queda da
monarquia e o estabelecimento da república no Brasil resultaram de um conjunto
de transformações. Sobre isso, responda:
a) Por que os militares estavam insatisfeito com o
governo imperial?
b) Que motivos geraram o afastamento entre a igreja católica e a
monarquia, fato que ficou conhecido como questão religiosa?
c) Os cafeicultores do oeste paulista defendiam a implantação da
república e do federalismo no país. De que forma eles seriam beneficiados com
tais mudanças?
d) Com a abolição da escravidão em 1888, muitos fazendeiros de
café do Vale do Paraíba, tradicionalmente aliados do imperador, também passaram
a apoiar o movimento republicano. Por quê?
ATIVIDADE 5
As expressões a seguir são usadas para
definir as características do sistema de
poder da primeira república. Explique o
significado de cada uma delas.
a) República Oligárguia
b)
Politica dos Governadores
c)
Politica do café com leite
d) Coronelismo
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