segunda-feira, 4 de maio de 2020

História - Profª Jocelia

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 9º ano
PROFESSOR: Jocélia Camargo Soares
CONTEÚDO: Uma República em Construção
HORAS/AULA: 2
PERÍODO: 29/04/2020
DATA DE ENTREGA:  08/05/2020



OBJETIVO DA AULA:  Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da república no Brasil.

JUSTIFICATIVA: Ter e dominar os conhecimentos dos acontecimentos ocorrido na época e as suas consequências até os dias atuais.

ATIVIDADES 1


 Pesquisar a seguntes Repúblicas:
a)    República liberal
b)    República positivista
c)    República jacobina


                     ATIVIDADES 2

 Observe que, nesta imagem, o artista representou o evento que marcou a programação da república como uma parada militar



a)    É possivel identificar a presença da população civil nessa obra?
b)    O evento parece pacifico ou conflituoso?
c)    Que mensagem o autor dessa obra pretendia transmitir ao representar a passagem da monarquia para a república no Brasil?


                      ATIVIDADES 3
Leia o texto e responda as questões
   [...] Na doutrina do Estado soberano, pregada por Campos Sales ainda quando deputado na Assembleia Provincial, esta   implícita a política dos governadores, ou, como queria seu fundador, por amor à correção, a política dos estados. O sistema federativo caracteriza-se-ia pela existência de uma dupla soberania na tríplice esfera do poder público, explicitamente. “Neste regime, é minha convicção inabalável, a verdadeira força política, que no apertado unitarismo do Império residia no poder central, deslocou-se para os Estados. A política dos Estados, isto é, a política que fortifica os vínculos de harmonia entre os Estados e a União, é, pois, na sua essência, a política nacional. É lá, na soma dessas unidades autônomas, que se encontra  verdadeira soberania da opinião o que pensam os Estados pensa a União.” Ora, o curso da doutrina denuncia uma presença mais viva que o tecido abstrato das ideias:  a ascendência dos Estados acarretaria, nesse plano de somas, a hegemonia dos mais próspero e poderosos. Isto interessava a alguns – sobre tudo a São Pauo, Minas, e Rio Grande do Sul, este como interesses  divergentes dos dois primeiros – mas não a todos, prejudicando manifestamente aos decadentes, sobretudo à Bahia e Pernambuco [...].
a)    Quais eram alguns dos princípios defendidos por Campos Sales para o estabelecimento a república federativa?
b)    Segundo o historiador Raymundo Faoro o sistema federativo de fato garantia a autonomia dos Estados e o equilíbrio das forças regionais?
c)    Na sua opinião, os mecanismos organizados durante a instauração da república no Brasil com a política dos governadores ainda vigoram no país nos dias de hoje?


                                      ATIVIDADES 4

A queda da monarquia e o estabelecimento da república no Brasil resultaram de um conjunto de transformações. Sobre isso, responda:
a)    Por que os militares estavam insatisfeito com o governo imperial?
b)    Que motivos geraram o afastamento entre a igreja católica e a monarquia, fato que ficou conhecido como questão religiosa?
c)    Os cafeicultores do oeste paulista defendiam a implantação da república e do federalismo no país. De que forma eles seriam beneficiados com tais mudanças?
d)    Com a abolição da escravidão em 1888, muitos fazendeiros de café do Vale do Paraíba, tradicionalmente aliados do imperador, também passaram a apoiar o movimento republicano. Por quê?

ATIVIDADE 5

                 As expressões a seguir são usadas para definir  as características do sistema de poder da primeira república.  Explique o significado de cada uma delas.
a)    República Oligárguia
b)    Politica dos Governadores
c)    Politica do café com leite
d)    Coronelismo











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