ESCOLA: E. E. PROF João Pedro do Nascimento
|
|||
DISCIPLINA: HISTÒRIA
|
SÉRIE: 9º ano
|
||
PROFESSOR: Jocélia
|
|||
CONTEÚDO: URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO
|
HORAS/AULA: 2
|
||
PERÍODO: 15/05/2020
|
DATA DE ENTREGA:22/05/2020
|
OBJETIVO DA AULA: Identificar os processos de urbanização
e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos
na região em vive.
As
atividades desse roteiro estão relacionadas com as aulas do centro de mídias.
ATIVIDADE
1
Responda
as questões.
1-
Qual a relação entre a urbanização
e a industrialização no Brasil?
2- Qual
foi a importância dos imigrantes pata o movimento operário no Brasil? Por que
muitos deles chegaram ser deportados?
ATIVIDADE 2
Leio o texto a seguir e responda às questões
A escalada sufocante do
custo de vida, convergido com a ampliação dos investimentos industriais e a
interrupção do fluxo migratório, reforçou a capacidade de organização,
reinvindicação e negociação dos operários, levando empresários e autoridades a
recorrerem mais aberta e completamente à violência policial como recurso
fundamental de contenção.
A equação explosiva que
assim se armou irrompeu num conflito urbano da mais extrema gravidade em julho
1917, quando a polícia matou um operário grevista ao reprimir uma manifestação
de têxteis por melhores salários.
A passagem do cortejo
fúnebre pela cidade arrebatou multidões operárias, desencadeando uma greve
geral [...
SEVCENKO,Nicolau.Orfeu
extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos20. São
Paulo: Companhia das letras,1988. p.142.
a)
Porque empresários e autoridades
recorreram à violência policial em 1917 para conter movimento operário?
b) Que
acontecimentos levou operários às ruas e provocou a greve geral de 1917?
c) Faça
um síntese do texto.
ATIVIDADE 3
Realize uma pesquisa
sobre a semana de 1922 em São Paulo.
Quais foram os
acontecimentos nessa semana.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário