segunda-feira, 18 de maio de 2020

História - Profª Jocelia

ESCOLA: E. E. PROF João Pedro do Nascimento
DISCIPLINA: HISTÒRIA
SÉRIE: 9º ano
PROFESSOR: Jocélia
CONTEÚDO:  URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO
HORAS/AULA: 2
PERÍODO: 15/05/2020
DATA DE ENTREGA:22/05/2020



OBJETIVO DA AULA: Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em vive.



As atividades desse roteiro estão relacionadas com as aulas do centro de mídias.
ATIVIDADE 1
Responda as questões.
1-    Qual a relação entre a urbanização e a industrialização no Brasil?
2-    Qual foi a importância dos imigrantes pata o movimento operário no Brasil? Por que muitos deles chegaram ser deportados?

ATIVIDADE 2
Leio o texto a seguir e responda às questões
  A escalada sufocante do custo de vida, convergido com a ampliação dos investimentos industriais e a interrupção do fluxo migratório, reforçou a capacidade de organização, reinvindicação e negociação dos operários, levando empresários e autoridades a recorrerem mais aberta e completamente à violência policial como recurso fundamental de contenção.
  A equação explosiva que assim se armou irrompeu num conflito urbano da mais extrema gravidade em julho 1917, quando a polícia matou um operário grevista ao reprimir uma manifestação de têxteis por melhores salários.
  A passagem do cortejo fúnebre pela cidade arrebatou multidões operárias, desencadeando uma greve geral [...
 SEVCENKO,Nicolau.Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos20. São Paulo: Companhia das letras,1988. p.142.
a)    Porque empresários e autoridades recorreram à violência policial em 1917 para conter movimento operário?
b)    Que acontecimentos levou operários às ruas e provocou a greve geral de 1917?
c)    Faça um síntese do texto.

ATIVIDADE 3
 Realize uma pesquisa sobre a semana de 1922 em São Paulo.
 Quais foram os acontecimentos nessa semana.








-


Nenhum comentário:

Postar um comentário