ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO
NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Educação Física
|
SÉRIE: 9ª ano
|
||
PROFESSOR: Calil
|
|||
CONTEÚDO: Lutas e esportes
|
HORAS/AULA: 05
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 08/7
|
DATA
DE ENTREGA: 20/7
|
OBJETIVO DA AULA: experimentar e fluir a execução dos movimentos pertencentes a luta pelo mundo adotando procedimento de segurança e respeito mutuo.
Nºaulas
|
Data
|
ATIVIDADE
1: O QUE É PRA FAZER?
|
|
01
|
09/7
|
Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise
do tema apresentado registrando no caderno o que for possível.( tema luta)
|
|
02
|
13/7
|
ENTENDENDO UM POUCO MAIS
SOBRE AS LUTAS, AS ARTES
MARCIAIS,
OS ESPORTES DE COMBATE. (pag. 47)
As lutas são consideradas
como o grande grupo que abriga as artes marciais e os esportes de combate.
Todas as práticas que tem como base a oposição, ou seja, o combate direto
entre oponentes, e que permitem a eles agirem com controle de sua conduta e
respeito durante o confronto, com a expressão
|
|
|
|
das
atitudes, porém, sem o uso da violência, empregando técnicas, táticas e
estratégias especificas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o
oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa
dirigidos ao corpo do adversário, estão dentro deste grande conjunto. O termo
artes marcial e uma criação ocidental e tem o seu sentido atribuído a guerra.
A palavra marcial e derivada do Deus da Guerra: Marte, sendo assim, as artes
marciais têm o seu significado voltado a arte para a guerra, utilizado pelas
populações orientais de antigamente para defesa e combate nos conflitos,
antes da criação das armas de fogo. Após o surgimento das armas de fogo, as
artes marciais ja não se mostravam tão eficientes, passaram por muitas
mudanças e seu enfoque tornou-se mais amplo, sendo acrescido de vários
elementos da filosofia, dos aspectos culturais locais, e ate religiosos, do
modo de vida oriental. O desenvolvimento do ser humano passou a ser parte de
sua essência e, assim, a pratica das formas individuais das técnicas das
lutas (por exemplo, o Kata no
Carate e
o Cati no Kung-Fu) tornaram-se os símbolos do seu exercício.
Os esportes de combate
estão relacionados a esportivização das práticas das lutas ou das artes
marciais, ou seja, quando há o confronto entre oponentes, que devem seguir
regras e regulamentos específicos para conquistar a vitória, dentro de uma
competição esportiva. Para serem considerados como esportes de combate, estes
também precisam das organizações regulamentadoras, como as federações e as
confederações, que estabelecem as competições em seus variados níveis e
categorias
|
|
|
|
(em sua
grande maioria, as classificações são realizadas pelo peso dos competidores,
mas também pode ser levada em consideração a idade e/ou a graduação de faixas
da modalidade) e para ambos os gêneros (masculino e feminino), com premiações
para os vencedores.
Autor: : Diego Diaz Sanchez, Nabil Jose Awad.
Faça um resumo dos pontos principais do texto sobre as lutas e artes
marciais.( onde você achou muito relevante(importante).
|
|
02
|
16/7
|
Faça uma tentativa de alguns movimentos relacionados a luta podem ser
feitas através de foto explicando o movimento, pequenos vídeos mostrando o
movimento ou desenho ou colagens de movimentos da luta. registrada no caderno
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário