terça-feira, 14 de julho de 2020

História- Profª Jocelia

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 9ºano.
PROFESSOR: Jocélia
CONTEÚDO:  A Segunda Guerra Mundial e a Carta dos direitos humanos.
HORAS/AULA: 8
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 07/07/2020
DATA DE ENTREGA: 21/07’/2020

OBJETIVO DA AULA:
Analisar os processos histórico que favoreceu a ascensão dos regimes totalitários e nazismo de compreender os aspectos políticos e sociais que regem a Carta dos direitos humanos; relacionar a construção dos regimes totalitários com o extermínio dos judeus, o Holocausto; compreender os aspectos políticos que regem a Carta dos direitos Humanos.



As atividades desse roteiro esta relacionada com as aulas do centro de mídias e o livro didático do 9ºano.
ATIVIDADE 1 - VÍDEO AULA 07/07/2020
Essa atividade  esta toda relacionada com aula do centro de mídias do dia 01/07.
Responder as questões.
1- O que é um regime totalitário?
2-  Texto  do Tratado  de Versalhes.
a) Qual o nome do autor e a data em foi escrito?
b) o que podemos inferir da elaboração sobre as razões da elaboração do tratado?Explique
ATIVIDADE 2 - Livro didático. Pág.72
O MUNDO EM CRISE: Recessão e Totalitarismo.
1 - Dois cenários completamente diferentes se descortinavam nos Estados Unidos e nos países da Europa nos anos que se seguiram ao fim da Primeira Guerra Mundial. Descreva os dois cenários.
2-  O que aconteceu a partir de 1925?
3-  Analise  a imagem da linha de montagem em fábrica de automóveis em Nova York. Após analise  escreva o que você percebeu.

ATIVIDADE 3- Livro didático. Pág.74
As consequências da quebra.
1-Explique as atitudes dos especuladores estadunidenses.
2- Qual foi a classe  que mais sentiu os efeitos da crise? Justifique.
3- Ler a fotografia
-  Observe a fotografia e leia a legenda.
a) Em que tipo de espaço você imagina que as Hoovervilles surgiram?
b) Que tipos de material devem ter sido utilizados para construí-las?
c) Será  que elas contavam co serviços de água , luz e saneamento básico?

 ATIVIDADE 4- livro didático- pág. 76 e 77.
 O Totalitarismo na Europa.
1-   Com a crise dos Estados Unidos, cresceram então as críticas ao liberalismo político e econômico, incapaz de conterá crise,  e a Europa passou a viver uma profunda polarização política. Foi neste contexto que se instalaram, na Europa, governos totalitários, como o fascismo, na Itália, e o nazismo na Alemanha.
Como se caracteriza o Totalitarismo?
2-   Em outubro de 1922, os fascistas promoveram a Marcha sobre Roma. O que significou esse Marcha? Descreva.

ATIVIDADE 5 – Livro didático, pág.80.
Os Nazistas no Poder
A ideologia nazista combinava expansionismo, belicismo, nacionalismo e racismo, dois conceitos fundamentais resumiam seus ideais e davam base às políticas implementadas pelo governo. Descreva os dois conceitos fundamentais.
ATIVIDADE 6- Livro didático, pág.81.
O Regime Nazista e as Pessoas com Deficiência.
Ler o texto e responder a seguinte questão:
- Qual é a principal diferença entre a política adotada pelo regime nazista na Alemanha e a adotada pelo Estado brasileiro em relação às pessoas com Deficiência? Justifique.
Atenção: Estimados alunos, respondam percebendo quantas dessas atitudes que foram do passado ainda existem em nossos dias atuais. Qualquer dúvida estou a disposição.
Bom Estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário