ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: História
|
SÉRIE: 9ºano.
|
||
PROFESSOR: Jocélia
|
|||
CONTEÚDO: A Segunda Guerra Mundial e a Carta dos
direitos humanos.
|
HORAS/AULA: 8
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 07/07/2020
|
DATA DE ENTREGA: 21/07’/2020
|
||
OBJETIVO DA AULA:
Analisar
os processos histórico que favoreceu a ascensão dos regimes totalitários e
nazismo de compreender os aspectos políticos e sociais que regem a Carta dos
direitos humanos; relacionar a construção dos regimes totalitários com o extermínio
dos judeus, o Holocausto; compreender os aspectos políticos que regem a Carta
dos direitos Humanos.
As atividades desse roteiro esta relacionada com as aulas
do centro de mídias e o livro didático do 9ºano.
ATIVIDADE
1 - VÍDEO AULA 07/07/2020
Essa
atividade esta toda relacionada com aula
do centro de mídias do dia 01/07.
Responder
as questões.
1- O
que é um regime totalitário?
2- Texto do Tratado
de Versalhes.
a)
Qual o nome do autor e a data em foi escrito?
b) o
que podemos inferir da elaboração sobre as razões da elaboração do
tratado?Explique
ATIVIDADE
2 - Livro didático. Pág.72
O
MUNDO EM CRISE: Recessão e Totalitarismo.
1 - Dois
cenários completamente diferentes se descortinavam nos Estados Unidos e nos
países da Europa nos anos que se seguiram ao fim da Primeira Guerra Mundial.
Descreva os dois cenários.
2- O que aconteceu a
partir de 1925?
3- Analise a imagem da linha de montagem em fábrica de
automóveis em Nova York. Após analise
escreva o que você percebeu.
ATIVIDADE
3- Livro didático. Pág.74
As consequências da quebra.
1-Explique as atitudes dos especuladores estadunidenses.
2- Qual foi a classe
que mais sentiu os efeitos da crise? Justifique.
3- Ler a fotografia
- Observe a
fotografia e leia a legenda.
a) Em que tipo de espaço você imagina que as Hoovervilles
surgiram?
b) Que tipos de material devem ter sido utilizados para
construí-las?
c) Será que elas
contavam co serviços de água , luz e saneamento básico?
ATIVIDADE 4- livro didático- pág. 76 e 77.
O Totalitarismo na
Europa.
1- Com a
crise dos Estados Unidos, cresceram então as críticas ao liberalismo político e
econômico, incapaz de conterá crise, e a
Europa passou a viver uma profunda polarização política. Foi neste contexto que
se instalaram, na Europa, governos totalitários, como o fascismo, na Itália, e
o nazismo na Alemanha.
Como se caracteriza o Totalitarismo?
2- Em
outubro de 1922, os fascistas promoveram a Marcha sobre Roma. O que significou
esse Marcha? Descreva.
ATIVIDADE
5 – Livro didático, pág.80.
Os Nazistas no Poder
A ideologia nazista combinava expansionismo, belicismo,
nacionalismo e racismo, dois conceitos fundamentais resumiam seus ideais e
davam base às políticas implementadas pelo governo. Descreva os dois conceitos
fundamentais.
ATIVIDADE 6- Livro didático, pág.81.
O Regime Nazista e as Pessoas com Deficiência.
Ler o texto e responder a seguinte questão:
- Qual é a principal diferença entre a política adotada
pelo regime nazista na Alemanha e a adotada pelo Estado brasileiro em relação
às pessoas com Deficiência? Justifique.
Atenção: Estimados alunos, respondam percebendo quantas
dessas atitudes que foram do passado ainda existem em nossos dias atuais.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Bom Estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário