ESCOLA: E. E. PROF
JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Projeto
de Vida
|
SÉRIE
9º ano - EF
|
||
PROFESSORA: Ana Maria
|
|||
CONTEÚDO: A chegada ao Ensino
|
HORAS/AULA: 04
|
||
AULAS : 08/07/ e
15/07/
Material necessário: Diário de Práticas e Vivências
|
DATA DE ENTREGA: 17/07/20
|
||
Objetivo da aula: Competências
socioemocionais:
Iniciativa social, assertividade,
curiosidade para aprender, foco e organização. - Promover a aproximação dos
alunos ao contexto do Ensino Médio, para que conheçam melhor os aspectos
formais dessa etapa escolar, tais como a organização curricular, estabelecendo
contato com experiências de estudantes, professores e gestores que vivenciam o
Ensino Médio.
Nº
aulas
|
Dia da aula
|
O QUE É PRA FAZER?
|
Apostila do aluno 2º bim
|
0 2
0 2
|
08/07/20-
Quart-feira
15/07/20- quart-
feira
|
Obs: Os conteúdos que serão estudados estão todos na apostila do aluno
.Porém as atividades que estão orientadas para realizar em grupo, adaptei -as
para que no momento realize com a sua família em sua casa.
De acordo com as informações levantadas na pesquisa
realizada em aula anterior sobre o contexto da educação e na construção da
árvore genealógica escreva no Diário de Práticas e Vivências um texto
contando como foi para você realizar este exercício.
Obs: Para ajudá-lo(a) a compor este texto,
seguem algumas questões para nortear o seu trabalho: pág 70
Leia sobre “A chegada ao Ensino Médio” e responda as questões propostas.
|
Página 70
Página 70
|
Errata: No
Caderno do Estudante, onde se lê <Atividade>,leia-se Situação de
Aprendizagem e, onde se lê <Situação de Aprendizagem>, leia-se Atividade.
Aula : 08/07/20- Quarta – feira
Atividade
De acordo com as informações levantadas na pesquisa realizada
em aula anterior sobre o contexto da educação e na construção da árvore
genealógica escreva no Diário de Práticas e Vivências um texto contando como
foi para você realizar este exercício.
Obs: Para ajudá-lo(a) a compor este texto,
seguem algumas questões para nortear o seu trabalho: pág 70
Aula: 15/07/20- sexta- feira
A
chegada ao Ensino
A
chegada ao Ensino Médio da continuidade ao conjunto de atividades que
endereçam, de forma mais aprofundada e direta, a transição do Ensino
Fundamental para o Ensino Médio haverá mudança de um nível para o outro; terá
processo de adaptação à etapa; aumento da carga horária e do número de
disciplinas e professores, além do início de uma certa pressão acerca do
vestibular e das escolhas profissionais futuras, somadas às inquietudes e
descobertas profundas típicas da adolescência, podem gerar sentimentos bastante
intensos, como ansiedade, solidão e confusão. Por outro lado, será uma etapa
importante para ressignificar e valorizar as vivencias escolares de vocês,
ajudando-os na construção de perspectivas positivas e concretas a respeito do
futuro próximo. Atividade:
a)
Investigue quais
são as escolas de Ensino Médio na cidade de Apiaí .
b)
Quais delas oferecem a modalidade técnico e a
modalidade profissionalizante e saber a diferença entre elas.
c)
Para ajudar a sua pesquisa, responda a algumas
perguntas no seu Diário de Prática e Vivências:
d)
Quais as escolas estão mais próximas do local onde você
estuda?
e)
Você reconhece algumas dessas escolas? Quais? O que sabe sobre elas?
f)
Você já passou perto de alguma ao andar pelo bairro ou
pela cidade?
g)
Você já ouviu falar ou conhece amigos que estudam ou já
estudaram em tais escolas?
h)
Se a sua escola tem Ensino Médio, você pretende
continuar estudando nesta unidade? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário