ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||||
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
|
SÉRIE: 9º ano
|
||||
PROFESSOR: Zilda
Maria Moraes Bueno
|
|||||
CONTEÚDO: Gêneros
digitais, Poema concreto,
Fake News,
Fanfics,
|
HORAS/AULA: 12
|
||||
PERÍODO: DATA DE
ENVIO: 24/06/2020
|
DATA DE ENTREGA: 10/07/2020
|
||||
OBJETIVO
DA AULA: Identificar as
diferentes características socio comunicativas dos gêneros digitais.
Perceber a ação da escrita a partir de
experiências gráficas semânticas e/ou sonoras.
Analisar a
partir de um texto como se dão as Fake News desenvolver estratégias de
leitura para reconhecê-las em textos de grande circulação.
JUSTIFICATIVA:
Reconhecer as estratégias
comunicativas dos gêneros digitais pelos ambientes em que estão inseridos.
|
|||||
Nº aulas
|
Nº
|
ATIVIDADE
1: O QUE É PRA FAZER?
|
PÁGINAS DA APOSTILA
|
01
|
22//06
|
Todas as atividades deste roteiro são referentes as aulas do Centro de
Mídias (09/06 a 19/06/2020) Leitura e interpretação de textos.
|
SP faz escola (pág.24 e 25)
|
02
02
01
02
01
|
23/06
25/06
26/06
02/07
03/07
|
Leitura
e intepretação de textos.
Interpretação
e produção de poema concreto
Análise
e interpretação de texto Fake News.
Interpretação de textos (habilidades da AAP 1º bimestre/2020 inferir o
efeito de humor ou ironia em um texto)
Interpretação de texto (habilidades da AAP 1º bimestre/2020 reconhcer
formas de apropriação textual).
|
SP faz escola (pág.26 até 32).
|
INTERPRETAÇÃO DE POEMA CONCRETO Observe o poema concreto CARACOL abaixo e
copie em seu caderno o que está escrito nele.
PRODUÇÃO
ESCRITA – CRIE UM POEMA CONCRETO
INTERPRETE
O POEMA CONCRETO ABAIXO
1-A forma de
colocar as palavras no papel lembra a imagem:
a)
de uma cruz;
b)
de uma gota de orvalho;
c)
de passarinhos;
d)
do Cristo Redentor.
2-Qual
a intenção do autor ao criar esse texto?
a)
Mexer com os sentimentos do
leitor, representando de forma poética e visual um fato que jamais seria
matéria de uma notícia.
b)
Denunciar a incapacidade dos
policiais diante de um crime.
c)
Informar ao leitor um fato de
utilidade pública.
d)
Desenhar um ponto turístico do Rio
de Janeiro.
3– Pela forma
que o poeta escolheu para expressar suas ideias, é possível afirmar que, nesse
texto, ele finge, simula, ser
a)
um policial;
b)
um turista;
c)
uma testemunha;
d)
um jornalista, um repórter.
4-Quem é o
suspeito de ter provocado a queda da gota de orvalho?
a)
O Cristo Redentor. b) O vento. c) Os
poetas. d) Os pichadores. ANÁLISE E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – fake ou fato
COVID-19: BRASIL TEM 16.118
MORTES
E 241.080 CASOS CONFIRMADOS
Em 24 horas, de acordo com o Ministério da
Saúde, foram notificados 485 óbitos e 7.938 infectados. Governo diz que
94.122 pessoas estão curadas
17/05/2020
O
Ministério da Saúde confirmou 485 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. De
acordo com o balanço divulgado neste domingo (17), o Brasil acumula 16.118
pessoas mortas por conta da doença respiratória provocada pelo novo
coronavírus. A taxa de letalidade está em 6,7%.
O
número de infectados cresceu 7.938 e agora são 241.080 diagnosticados em todo o
país. O governo federal estima, ainda, que 94.122 já estão curados. O primeiro
registro oficial foi confirmado no dia 26 de fevereiro, no entanto, a pasta
investiga 39 casos que podem ter ocorrido antes dessa data.
Há
também 130.840 ocorrências em acompanhamento e 4.450 óbitos em investigação.
"São considerados como 'em acompanhamento' todos os casos notificados nos
últimos 14 dias pelas Secretarias Estaduais de Saúde e que não evoluíram para
óbito", explica Ministério da Saúde.
R7
1ª) A manchete antecipa o
assunto da notícia. De que fato se trata?
2ª) Qual a finalidade do
texto? a) Promover uma ideia.
b) Discorrer sobre um assunto
atual.
c) Informar ao leitor.
d) Descrever um acontecimento.
3ª) Qual o parágrafo que
contém a informação principal do texto? Por quê?
4ª) A notícia foi publicada
pelo R7 em 17 de maio de 2020, qual fonte garante que as informações são
verdadeiras?
5ª) No trecho: “O primeiro
registro oficial foi confirmado no dia 26 de fevereiro, no entanto, a pasta investiga 39 casos que podem ter ocorrido antes
dessa data.”, o termo grifado, separado entre vírgulas, introduz ideia de a)
causa.
b) oposição.
d) consequência.
d) alternativa.
6ª) Releia o trecho: “O
número de infectados cresceu 7.938 e agora são 241.080 diagnosticados em todo o
país.”. Sobre ele, é possível identificar através dos verbos, respectivamente,
que a frase a) trata de um assunto passado para comprovar informações para o
futuro.
b) trata de um assunto no
presente para relatar fatos do passado.
c) aborda situações do presente
para agregar dados para o futuro.
d) relata informações do passado
para acrescentar dados no presente.
7ª) Qual o fato que
desencadeou a notícia?
8ª) Leia: “O governo federal
estima, ainda, que 94.122 já estão curados.”.
De acordo com o contexto semântico, por que o verbo “estima” foi
utilizado na oração?
9ª) No último parágrafo, há
um trecho que foi colocado entre aspas. Explique o porquê desta utilização.
10ª) No trecho: “Há também 130.840 ocorrências em acompanhamento e 4.450 óbitos em investigação.”, os termos
grifados estabelecem ideia de a) adição.
b) explicação.
c) oposição.
d) conclusão.
11ª) Qual a importância de o
leitor identificar as fontes das notícias?
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS (habilidades da AAP 2º
bimestre) Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados).
Nenhum comentário:
Postar um comentário