segunda-feira, 6 de julho de 2020

Língua Portuguesa- Profª Zilda


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Língua Portuguesa 
SÉRIE: 9º ano

PROFESSOR: Zilda Maria Moraes Bueno

CONTEÚDO: Gêneros digitais, Poema concreto,
Fake News, Fanfics, 
HORAS/AULA: 12

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 24/06/2020
DATA DE ENTREGA: 10/07/2020
OBJETIVO DA AULA: Identificar as diferentes características socio comunicativas dos gêneros digitais.
Perceber a ação da escrita a partir de experiências gráficas semânticas e/ou sonoras.
Analisar a partir de um texto como se dão as Fake News desenvolver estratégias de leitura para reconhecê-las em textos de grande circulação.
 JUSTIFICATIVA:     
Reconhecer as estratégias comunicativas dos gêneros digitais pelos ambientes em que estão inseridos.




Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
PÁGINAS DA APOSTILA
01
22//06
Todas as atividades deste roteiro são referentes as aulas do Centro de Mídias (09/06 a 19/06/2020) Leitura e interpretação de textos.
SP faz escola (pág.24 e 25)
02


02

01


02

01
23/06


25/06

26/06

02/07

03/07



Leitura e intepretação de textos.   


Interpretação e produção de poema concreto 

Análise e interpretação de texto Fake News.

Interpretação de textos (habilidades da AAP 1º bimestre/2020 inferir o efeito de humor ou ironia em um texto)

Interpretação de texto (habilidades da AAP 1º bimestre/2020 reconhcer formas de apropriação textual).
SP faz escola (pág.26 até 32).

INTERPRETAÇÃO DE POEMA CONCRETO  Observe o poema concreto CARACOL abaixo e copie em seu caderno o que está escrito nele. 

PRODUÇÃO ESCRITA – CRIE UM POEMA CONCRETO


INTERPRETE O POEMA CONCRETO ABAIXO

1-A forma de colocar as palavras no papel lembra a imagem:
a)   de uma cruz;
b)   de uma gota de orvalho;
c)   de passarinhos;
d)   do Cristo Redentor.
2-Qual a intenção do autor ao criar esse texto?
a)   Mexer com os sentimentos do leitor, representando de forma poética e visual um fato que jamais seria matéria de uma notícia.
b)   Denunciar a incapacidade dos policiais diante de um crime.
c)   Informar ao leitor um fato de utilidade pública.
d)   Desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro.
3– Pela forma que o poeta escolheu para expressar suas ideias, é possível afirmar que, nesse texto, ele finge, simula, ser
a)   um policial;
b)   um turista;
c)   uma testemunha;
d)   um jornalista, um repórter.
4-Quem é o suspeito de ter provocado a queda da gota de orvalho?
a) O Cristo Redentor. b) O vento. c)  Os poetas. d) Os pichadores. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – fake ou fato
 COVID-19: BRASIL TEM 16.118 MORTES  

E 241.080 CASOS CONFIRMADOS



Em 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados 485  óbitos e 7.938 infectados. Governo diz que 94.122 pessoas estão curadas
 17/05/2020

       O Ministério da Saúde confirmou 485 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com o balanço divulgado neste domingo (17), o Brasil acumula 16.118 pessoas mortas por conta da doença respiratória provocada pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade está em 6,7%.
        O número de infectados cresceu 7.938 e agora são 241.080 diagnosticados em todo o país. O governo federal estima, ainda, que 94.122 já estão curados. O primeiro registro oficial foi confirmado no dia 26 de fevereiro, no entanto, a pasta investiga 39 casos que podem ter ocorrido antes dessa data.
       Há também 130.840 ocorrências em acompanhamento e 4.450 óbitos em investigação. "São considerados como 'em acompanhamento' todos os casos notificados nos últimos 14 dias pelas Secretarias Estaduais de Saúde e que não evoluíram para óbito", explica Ministério da Saúde.

 R7



1ª) A manchete antecipa o assunto da notícia. De que fato se trata?


2ª) Qual a finalidade do texto? a) Promover uma ideia.
b)  Discorrer sobre um assunto atual.
c)  Informar ao leitor.
d)  Descrever um acontecimento.

3ª) Qual o parágrafo que contém a informação principal do texto? Por quê?


4ª) A notícia foi publicada pelo R7 em 17 de maio de 2020, qual fonte garante que as informações são verdadeiras?


5ª) No trecho: “O primeiro registro oficial foi confirmado no dia 26 de fevereiro, no entanto, a pasta investiga 39 casos que podem ter ocorrido antes dessa data.”, o termo grifado, separado entre vírgulas, introduz ideia de a) causa.
b) oposição.
d) consequência.
d) alternativa.


6ª) Releia o trecho: “O número de infectados cresceu 7.938 e agora são 241.080 diagnosticados em todo o país.”. Sobre ele, é possível identificar através dos verbos, respectivamente, que a frase a) trata de um assunto passado para comprovar informações para o futuro.
b)  trata de um assunto no presente para relatar fatos do passado.
c)  aborda situações do presente para agregar dados para o futuro.
d)  relata informações do passado para acrescentar dados no presente.

7ª) Qual o fato que desencadeou a notícia?

8ª) Leia: “O governo federal estima, ainda, que 94.122 já estão curados.”.  De acordo com o contexto semântico, por que o verbo “estima” foi utilizado na oração?  

9ª) No último parágrafo, há um trecho que foi colocado entre aspas. Explique o porquê desta utilização.


10ª) No trecho: “Há também 130.840 ocorrências em acompanhamento e 4.450 óbitos em investigação.”, os termos grifados estabelecem ideia de a) adição.
b)  explicação.
c)  oposição.
d)  conclusão.

11ª) Qual a importância de o leitor identificar as fontes das notícias?


INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS (habilidades da AAP 2º bimestre) Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados).






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